A Todeschini, marca de móveis gaúcha, lançou em março um novo posicionamento baseado na humanização dos espaços e como diz o próprio nome do blog, aderiu ao conceito de ‘human brand’s space’, ou seja, espaço de marca humana, tirando o foco nos produtos e se concentrando no coração da marca: as pessoas!
As suas ações passaram a contar com uma nova assinatura: “Todeschini. O coração da casa”, fazendo referência ao símbolo da marca, o coração, e o novo posicionamento que tem as pessoas como tema central. E segundo afirma o gerente de marketing, Félix Polo, “O coração é a representação da fonte de sentimentos mais profundo do ser humano” e complemente: “Ele (o coração) é o centro das nossas emoções, a base do nosso ser.”
Portanto, o “ter” representado pelos produtos ficam agora em segundo plano dando destaque ao “Ser”, ao ente humano, para conceituar o novo momento, que valoriza cada pessoa e suas particularidades em cada ambiente, onde a vida acontece. Ainda segundo o gerente de marketing, Félix Polo, “Cada pessoa é única em sua essência e é através do seu estilo que esse coração vai pulsar”, que ainda revela: “Nosso objetivo foi criar uma relação mais humana e próxima entre a marca e as pessoas.”
O foco nos produtos poderia até ajudar comercialmente, mas não reforçava a identidade e o propósito da marca. Para evitar a comoditização da marca, o departamento de marketing resolveu reavaliar o posicionamento por meio da imagem formada pelos seus stakeholders e perceberam que era necessário reforçar suas crenças diante dos seus públicos – tanto interno quanto externo.
Esse novo posicionamento é na verdade um resgate dos valores defendidos pela organização desde a sua fundação, mas que ficaram escondidos ao longo dos seus 76 anos de trajetória. “Percebemos que era importante reafirmar para as pessoas quem somos. É claro que os produtos, que sempre foram o carro-chefe da comunicação, também passam uma mensagem, mas a partir de agora eles estarão inseridos em outro contexto, que valorizará a marca e suas convicções”, comentou o gerente de marketing em entrevista à TV Mundo do Marketing.
A nova campanha abre espaço para a reflexão sobre a humanização dos ambientes lançando algumas perguntas: “Como a sua casa tem que ser?” e “O que faz o seu coração bater?” presentes em anúncios de revistas, outdoor, filme, materiais gráficos e de PDV, site, brindes e em lookbooks em português e em espanhol composto por 26 páginas que mostram a nova coleção e os diversos tipos de estilo de vida.
Impactar emocionalmente o consumidor em suas lojas é a intenção da marca que já vem recebendo um retorno positivo. Depois de apresentarem o novo posicionamento, perceberam maior engajamento dos consumidores e participação dos colaboradores. E sim, a humanização além de dar vida às marcas, gera envolvimento, engajamento e retorno financeiro. Quando se quer atingir o bolso no consumidor, primeiro pense em como despertar seu coração!
“O seu lar deve ser tudo aquilo que você é. Para isso, cada cantinho da casa deve expressar o seu estilo e também acolher a todos que você ama. Conheça nossos ambientes e encontre aquele que vai fazer o coração bater mais forte.” Todeschini
Assista ao vídeo da nova campanha:
Fontes:
http://www.todeschinisa.com.br/pt
http://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/mercado/33550/saem-os-produtos-entra-a-marca–todeschini-renova-posicionamento.html
http://www.coletiva.net/noticias/2015/03/campanha-apresenta-novo-posicionamento-da-todeschini/
http://propmark.uol.com.br/anunciantes/52775:ser-e-o-novo-posicionamento-da-todeschini
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