O simpático inglês Richard Barrett, renomado fundador e CEO da Barrett Values Centre, realizou na segunda-feira (13/07/2015) uma palestra que eu tive o grande prazer de assistir. Richard estará esta semana em São Paulo na qual realizará um seminário nos dias 15 e 16 de julho para compartilhar sua metodologia de trabalho e divulgar o seu mais recente livro, “Coaching Evolutivo”. Ele também é autor dos livros “A Organização Dirigida por Valores”, “O Novo Paradigma da Liderança”, “Libertando a Alma das Empresas”, entre outros.
A palestra foi uma pincelada do que será no seminário. O autor é internacionalmente reconhecido na área de liderança e evolução dos valores humanos nos negócios e na sociedade. Ele tem uma forte abordagem baseada em valores humanos que visa libertar o potencial das pessoas no trabalho e em sua vida pessoal. Para ele, em poucas palavras, ‘valor’ tem a ver com as nossas necessidades e com o que valorizamos.
Aquilo que não desenvolvemos por dificuldade ou falta de aptidão, se torna secundário ou “escondido embaixo do tapete” e, sem saber, prejudica a realização das nossas motivações principais. São amarras que não permitem você crescer e se desenvolver plenamente que se tornam uma “pendência” durante a vida que só irá desaparecer quando for enfrentada. Portanto, o desenvolvimento fica estagnado quando alguma necessidade não é atendida, fazendo com que não avançamos para a “próxima etapa”. Aliás, essas etapas de consciência que ele se refere é baseada na Pirâmide de Maslow e explicada em detalhes em seus livros.
Segundo o autor, as nossas necessidades vão mudando conforme a etapa de vida que estamos e que fazemos o nosso melhor para ter essas necessidades atendidas. E se não nos sentirmos seguros não avançamos. Ele também disse que nós somos fruto da nossa história, principalmente da nossa infância e da nossa adolescência, essas que são as primeiras memórias a serem formadas e possuem alta carga emocional que ficam enraizadas nas nossas vidas e em nossos pensamentos moldando a nossa maneira de enxergar a vida.
O seminário será voltado para profissionais de desenvolvimento (coaches, treinadores e agentes de mudança) tornarem-se facilitadores do processo de evolução do potencial de seus clientes não apenas ajudando-os a se tornarem mais eficazes naquilo que fazem, mas apoiá-los em seus próprios processos evolutivos quanto da evolução de suas organizações e da sociedade no geral.
E uma palavra que Barrett mencionou várias vezes foi “alma”. Ele próprio disse estar vivendo a vida da sua alma e que está a serviço dela. Também disse que “a autorealização é a expressão da paixão da sua alma.” Acredito que por isso aos 45 anos ele largou o seu trabalho em transporte para ir atrás da paixão da sua alma, trocando ‘transportation’ por ‘transformation’ .
We are a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your site provided us with valuable information to work on. You have done an impressive job and our entire community will be thankful to you.|
Hi Tarsha! Thank you for your opinion, compliment and for have enjoyed my website! Let me ask, did you undestand my posts in portuguese?! Well, tell me more about your community…What’s about? What’s the topics? Have a name? And where are you from?!
Thanks,
Marcela
Exactly where are your contact details though?|
contato@marcelaardore.com
Magnificent task!|
Great article, exactly what I needed.|
Thanks!! 🙂
thank you for all your efforts that you have put in this. Very interesting info.
Thanks!! 🙂
I simply want to mention I’m beginner to blogging and site-building and truly liked your web-site. More than likely I’m going to bookmark your blog post . You surely come with very good stories. Many thanks for sharing your web-site.
Thanks and good luck with your blog!!
We’re a gaggle of volunteers and opening a new scheme in our community.
Your website provided us with helpful info to work on. You’ve
performed a formidable job and our entire neighborhood will probably be grateful to you.
So many thanks!! 🙂 Lots of love to you!