Acredito que nada acontece por acaso e que tudo o que tem a ver com a gente chega ao nosso encontro de uma maneira ou de outra! Vendo algumas notícias pela internet, me deparei com um artigo lindo e tocante – em todos os sentidos – sobre um jovem artista muito especial e com um talento inacreditável!
O jovem artista de 21 anos, Jeffrey Hanson, cria obras de artes para além de serem vistas, serem principalmente sentidas com alma e coração. Ele, por ser deficiente visual, vai além da maioria dos artistas. Pode ser contraditório dizer, mas os artistas considerados “normais” que são limitados, Jeff vai além, extrapola os limites da arte. Um jovem ser com um dom e talento raro, fazendo de cada quadro uma verdadeira escultura em 3D.
A criação de Jeff inicia-se com uma espessa camada de plástico sobre a tela – uma técnica comum entre pintores com deficiência visual – e assim que esta camada seca o artista a reveste com tinta preta e, a partir daí, começa a sua criação propriamente dita, que é guiada pela textura. O resultado são obras de arte abstratas profundas e repletas de sensibilidade.
Esse talento raro para as artes começou quando, infelizmente, Jeff foi diagnosticado com neurofibromatose, uma doença genética que o fez perder a visão. Foi durante as sessões de quimioterapia que seu talento para a arte despertou. À princípio era apenas um hobby que depois foi transformado em negócio: após cerca de 1.400 trabalhos feitos, o artista já arrecadou mais de U$ 1 milhão (perto de R$ 3 milhões) para causas filantrópicas. Hoje, suas obras atraem até mesmo fãs famosos, como Warren Buffett e Elton John.
Você pode estar se perguntando, “O que isso tem a ver com as marcas?” Para a maioria das pessoas é apenas arte, mas há uma ligação profunda com as marcas. A maioria dos artistas fazem quadros bonitos, mas todos utilizam quase sempre os mesmos materiais e da mesma maneira. Querem chamar a atenção do seu público, mas na hora de se relacionar são frios e distantes. E quantas vezes ouvimos falar nos museus: “Só não pode tocar na obra”? Sim, pode ter a questão da segurança, mas às vezes não, é simplesmente uma regra.
As marcas de sucesso como Apple e a Disney vão além, assim como as obras de Jeff. Ambas, as artes e as marcas, criam uma conexão emocional com as pessoas, elas se fazem sentir, surpreendem, despertam uma sensação que vale mais que os próprios lucros. São próximas das pessoas, gostam da interação genuína e por isso tocam a vida das pessoas. As marcas também tem que despertar mais do que a visão (assim como as artes) e chegar nos níveis mais elevados: na alma e coração!
Aliás, Jeff Hanson é uma marca que inspira e ajuda muitas pessoas com a sua arte! Cada uma delas tem um significado diferente, mas todas têm o estilo único de Jeff. A sua missão? “Changing the World Through Art” (Mudando o Mundo Através da Arte). Pessoas e obras de arte também podem ser marcas de grande sucesso: com propósito, missão, visão e valores!
Fica uma simples dica: Surpreendam e despertem a emoção nas pessoas através da “arte” e história da sua marca!
Os vídeos abaixo mostram as artes de Jeff e contam mais sobre a história do artista (em inglês):
Fontes:
0 comentários