Na primavera de 2009 a equipe de arquitetura Astorino apresentou o novo design – criativo e com a tecnologia mais avançada – para o Hospital Infantil de Pittsburgh. A construção situa-se em uma colina visível para várias direções. A viagem para o hospital começa quando a criança sai de casa e este edifício diz a ela, a milhares de distância, que este é um lugar para ela!
No Atrium ou ‘Family Town Square’, como eles denominam, as portas conduzem a um jardim interno para aqueles que não podem sair para fora, poderem sentir-se conectados com a natureza. Um labirinto no chão permite distração para momentos mais silenciosos. O espaço também permite programas educativos e de entretenimento auxiliados pela incorporação de uma grande tela de cinema.
O rico e colorido tom estabelecido no exterior do prédio e no lobby é, ao mesmo tempo, expansivo e acolhedor. Utilizaram também paletas de cores azuis e verdes suaves e criaram espaços abertos para deixar a iluminação natural entrar e, assim, criar ambientes luminosos, sustentáveis, ‘clean’ que promovam a cura.
Sabendo que a cor gera um profundo efeito no temperamento, na emoção e até no comportamento as pessoas, os designers consideraram cuidadosamente cada opção de cor para todas coisas, como na luminária e no revestimento da parede. Para transmitir uma sensação de acolhimento e esperança, utilizaram cores mais brilhantes enquanto que para ajudar a criar uma sensação de calma e paz utilizaram cores mais frias.
As cores das paredes e dos objetos da sala de espera deixaram de ser monótonas e ficaram mais coloridas. Em uma parte utilizaram o tema de borboleta mostrando ela deixando o casulo e se tornando, de fato, uma borboleta em painéis curvilíneos translúcidos. Os padrões de iluminação, textura, pavimentos e paredes do corredor principal que liga a garagem ao lobby expressam a evolução da cicatrização utilizando também o tema da evolução da borboleta.
Os quartos de terapia intensiva foram projetados de maneira uniforme para melhorar a consistência e segurança. Porém, eles foram distinguidos um dos outros através da utilização de cores para orientar a família e/ou cuidador. Os quartos são amigáveis para as crianças que tem acesso sobre as coisas, como a iluminação e exibição de itens pessoais. A equipe tem controle sobre o atendimento ao paciente por identificar facilmente os quartos, sem comprometer a privacidade da família. As cores específicas das paredes também facilitaram a identificação e orientação do quarto pós-operatório.
O jardim é um espaço sereno ao ar livre em que as pessoas podem mergulhar na natureza. O local possui cadeiras de balanço, mesas de piquenique para os pacientes, familiares e equipe desfrutarem do ar puro relaxarem.
Segue abaixo algumas imagens do Hospital Infantil de Pittsburgh:
Fonte: Fast Company
0 comentários