Semana passada, por acaso, descobri uma marca norte-americana de garrafas reutilizáveis muito interessante! Ela combina estilo e funcionalidade em seus produtos, além, é claro, de promover a importância de beber água todos os dias e de ter hábitos saudáveis. Essa empresa é a Kor e ela mostra que é muito mais que apenas uma garrafa de água qualquer.
A garrafa em si é um produto de suporte para a água e eles falam que são os “protetores” dela. A Kor celebra e, principalmente, valoriza a água mais até que seus próprios produtos. Não vendem apenas uma garrafa de água, “criam produtos de hidratação pessoal mais funcional e elegante do mundo” como dizem.
O conceito de abordagem que utilizam é “Better Me, Better World” (Eu Melhor, Mundo Melhor, em tradução literal) porque acreditam que a pessoa pode fazer a diferença no mundo sem abrir mão das coisas que ama. E para eles, produtos bonitos e bem produzidos são inerentemente mais sustentáveis do que produtos que são logo descartados e terminam em aterros de lixo.
Acreditam apaixonadamente na importância da água limpa para a saúde humana e, também, para a saúde do próprio planeta. Segundo eles, uma hidratação adequada é crucial para saúde, mas com o que a pessoa se hidrata também é importante. Por essa razão criaram garrafas reutilizáveis feitas com material não prejudicial a saúde como o Eastman Tritan™ e aço inoxidável.
Buscam alertar e engajar o público sobre a importância dos problemas sobre a água. Através do seu programa Thirst for Giving™, procuram engajar os consumidores em questões críticas relacionadas à água como, por exemplo, a reciclagem de embalagem, oceanos, proteção da bacias hidrográficas e à crise global de água.
A História
A Kor foi criada para preencher uma necessidade real. Um dos sócios, Eric, tinha o mal hábito de utilizar garrafas de bebida energética como refil e sua esposa o alertava sobre esse péssimo costume, falando que era “Uma armadilha de bactérias”. Porém, Éric não encontrava garrafas reutilizáveis que realmente tinha vontade de usar e isso o deixou intrigado. A venda de garrafas d’água crescia na maioria das empresas que inovavam suas embalagens e promoviam a história sobre água vindas de lugares exóticos – mas a prática de utilizar garrafas reutilizáveis permanecia estagnada. Mesmo sabendo do dano ambiental causado pelo desperdício das garrafas plásticas, o comportamento do consumidor não mudava (e ainda não mudou) para essa nova realidade que vivenciamos hoje em que cada detalhe e atitude conta.
Eric queria aplicar as táticas de design e as histórias na categoria de garrafas reutilizáveis. Por que não unir a forma e função numa mesma linha de produto?! A maioria dos produtos ambientalmente amigáveis geralmente eram vistos como inferiores ou não eficientes; mas não há nenhuma lei que estipula a performance melhor ou pior de um produto sustentável e Eric queria mudar a percepção negativa que as pessoas tinham.
Eric conheceu o seu sócio, Paul Shustak, através de um amigo em comum. Paul trilhava uma carreira de sucesso em gerenciamento de produtos em grandes empresas como Microsoft, Sony e Adobe. Então Paul e Eric se uniram para criar a Kor em 2007, aliando a inovação, a criatividade e a sustentabilidade 4 diferentes garrafas. São essas:
Crie, inspire e motive a cada gole.
As pessoas podem personalizar suas garrafinhas com suas frases e pensamentos favoritos ou até mesmo com imagens. O local em que é aplicado é a parte interna da tampa da garrafa e denominado de ‘KOR Stone™’. Assim, a cada gole a pessoa recorda de seus objetivos pessoais ou profissionais, visualize alguma mensagem que a inspira ou relembre de pessoas ou momentos especiais. As imagens podem ser substituídas por outra.
Já no caso de uma compra empresarial pode se exibir o slogan, a missão e os objetivos da empresa.
Kor Empresarial
A Kor também comercializa garrafas personalizadas com os logotipos das empresas. As garrafas corporativas podem ser utilizadas tanto como prêmios em eventos ou convenções e presente para clientes especiais como também – e até mais importante – serem substitutas dos copos plásticos descartáveis.
A marca se associa ao design moderno, elegante e sustentável das garrafas da Kor, além de ser um ótimo veículo de marketing, sem contar os benefícios para o meio ambiente e a economia de custo para a empresa. Pode parecer irrelevante deixar de comprar os copinhos de plástico por serem tão baratos, mas se fizerem uma conta de quantos são utilizados por dia e por pessoa, não sai tão barato assim, além de causarem prejuízos ao meio ambiente.
Valores: Entre R$ 45 e R$ 95. Para saber mais: http://www.korwater.com.br
0 comentários